METODOLOGIA
Do 6º ano ao 9 º ano, tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético, tendo em vista uma formação ampla.
Faz parte dessa longa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações do aluno com o objeto de conhecimento. É imprescindível, nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno, aluno-professor e professor-aluno, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.
Assim, como o CEM se propõe a ser uma escola de formação, acredita que é de sua responsabilidade:
a) capacitar o aluno, do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades e posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais;
b) planejar, dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar e comunicar suas idéias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia;
c) promover condições para que o aluno se aproprie dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio;
d) garantir um convívio social democrático com ênfase na compreensão e construção das regras, desenvolvendo nos alunos atitudes de respeito, cooperação e solidariedade;
e) propiciar um clima harmonioso de trabalho, valorizando a construção de vínculos afetivos e o respeito à individualidade;
f) desenvolver alunos que tenham confiança em suas capacidades cognitiva, afetiva, ética e social para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania;
g) garantir que o aluno se perceba como dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo ativamente para a sua melhoria;
h) capacitar o aluno a desenvolver hábitos saudáveis agindo com responsabilidade em relação à sua saúde.
Tais metas orientam a organização dos programas de todas as áreas que compõem o currículo do CEM. A partir delas estão definidos os pressupostos teóricos e meodológicos de cada uma das disciplinas.
COMPOSIÇÃO CURRICULAR
A Composição Curricular do segundo segmento do Ensino Fundamental será composto por uma Base Nacional Comum e complementada por uma Parte Diversificada.
Essa base diversificada será completada com Produção de Texto, Projeto de Leitura, Literatura, Inglês, Espanhol, Filosofia e Projetos Pedagógicos.
No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança e do adolescente, na realidade de cada uma das atividades.
Média bimestral: 60
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA
Identidade do responsável (cópia)
Cartão de vacinação (cópia)
Comprovante de residência do responsável (cópia)
CIC/CPF do responsável (cópia)
Certidão de nascimento do aluno (a) (cópia)
Declaração de escolaridade – Transferência (original)
Histórico escolar (original)
02 fotos 3 x 4 (recentes e iguais)
Comprovante de tipo sangüíneo |