Educacao Moderna Betesda - Comunidade Cristã Betesda
   
 
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    Metodologia


METODOLOGIA DO COLÉGIO CEM


A metodologia é fundamentada nos estudos e reflexões sobre o Projeto Educativo do Colégio CEM  e a análise dos conteúdos previstos em Lei, para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio e Médio Técnico.
Todos os procedimentos estão voltados para o crescimento, a abertura e a socialização do conhecimento, que são as prioridades da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos Temas Transversais como a Ética, o Meio Ambiente, a Pluralidade Cultural, a Saúde, o Trabalho e o Consumo. Estes temas são abordados sistematicamente em aulas, discussões e debates, nos quais todos os alunos participam.
Nossa missão consiste em estimular o educando a desenvolver suas potencialidades, que significa torná-lo capaz de pensar e agir de acordo com seus próprios pensamentos e responsabilizar-se pelos seus atos, instrumentalizando-o para enfrentar os desafios da vida com alegria e sabedoria.
Nossa filosofia baseia-se na crença através de práticas e vivências, promovendo a concretização do desenvolvimento das competências pessoais e sociais. Com isso acreditamos:
  • Na educação como única possibilidade efetiva de mudar o amanhã;
  • Na formação do educando pelo exercício da cidadania e o desenvolvimento das habilidades que lhes assegurem os meios de progredir os estudos posteriores;
  • Que a aprendizagem é um trabalho interno, pessoal e parte da ação da criança - aprender a ser;
  • Que a aprendizagem se enriquece nas trocas e nas relações pessoais - aprender a conviver;
  • Que a aprendizagem deve favorecer todos os sentidos - aprender a fazer;
  • Que a aprendizagem deve incentivar novos conhecimentos num processo contínuo - aprender a conhecer.

Objetivos

  • Assegurar os direitos do educando, preservando suas características etárias e atendendo suas necessidades básicas;
  • Favorecer o desenvolvimento integral do educando nos seus aspectos biopsicossociais;
  • Assegurar ao educando o acesso ao saber, ao bem e aos serviços produzidos pela sociedade;
  • Possibilitar atitudes que sejam a expressão de uma vivência dos valores universais e da prática dos princípios de vida democrática;
  • Incentivar atitudes positivas em relação às pessoas e à natureza, favorecendo o amor à vida, o conhecimento da arte e a vivência de padrões harmoniosos de conduta;
  • Estimular o desenvolvimento pleno das múltiplas capacidades do educando, compreendendo suas limitações, incentivando seu crescimento saudável e respeitando as diferenças individuais;
  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressando suas ideias, sentimentos, necessidades, desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

 

Itaguaí, RJ, 25 de novembro de 2012

ANEXO I

É com grande prazer que recebemos vocês em nossa comunidade escolar. Para evitar algumas dúvidas, seguem abaixo as Normas Regimentais e as Normas Pedagógicas dessa instituição de ensino e que fazem parte do Contrato Escolar para a efetuação da matrícula:

NORMAS REGIMENTAIS

As normas regimentais pertencem ao regimento da escola, são normas que norteiam toda a administração da escola.

1. Metodologia de Ensino, desenvolve sua Proposta Pedagógica  numa concepção histórico-social de ensino e aprendizagem, pois considera que o aluno constrói seu aprendizado de forma ativa e participante, interagindo com os objetos ao seu redor, construindo assim, significados e atribuindo sentidos sobre o mundo que o cerca;

2. Atrasos, serão tolerados três atrasos de no máximo 15 (quinze) minutos por mês, para a entrada na escola. O aluno atrasado 15 (quinze) minutos, aguardará o início do 2° tempo de aula, levando falta na aula no 1º tempo. Após 8h (turno manhã) e 13h e 30min (turno tarde), não será permitida a entrada do(a) aluno(a) na escola para as aulas. A pontualidade é um compromisso importante para o bom de­sempenho do aluno e depende da responsabilidade da família;

3. Cartão Escolar, é um instrumento usado pelo(a) aluno(a), para sua identificação. Este documento é de uso obrigatório pelo(a) aluno(a).  O controle de frequencia do(a) aluno(a) na escola é o diário de classe;

4. Aparelhos Eletrônicos, deverão ser desligados na entrada da sala de aula. É proibido seus usos durante o percurso das aulas ou avaliações.  Estes instrumentos são de uso pessoal e de responsabilidade do(a) aluno(a);

5. Uniforme Escolarsó será permitido o ingresso do aluno devidamente uniformizado. Uniforme: camisa do colégio, calça jeans (azul), bermuda jeans no joelho(azul), bermuda fora do padrão jeans somente nas cores verde ou vermelha (sem detalhes), saia jeans (azul) no joelho e tênis. Para a Educação Física:  uniforme próprio do colégio e somente com atestado médico.

* Atenção: não será permitido o uso dos ítens abaixo:

  • Short, minissaia e  blusas curtas;
  • Botas, tamancos, chinelos, sandálias, bonés e  tocas;
  • Calça corsário ou legging fora do dia de educação física;

6. Saídas Antecipadas, cabe ao responsável utilizar-se deste recurso apenas se a medida for efetivamente indispensável e devem ser feitas por  escrito à secretaria. Por medida de segurança do aluno, NÃO será possível liberar alunos por autorização via telefone;
7. Período de Avaliações, as provas, testes e simulados serão marcados pela Direção, obedecendo ao Calendário Escolar. No período de teste haverá aula normal do 1° ao 8° ano do ensino fundamental.   Do 9° ao 3º ano do E. M., saída após o simulado (teste).  No período de provas haverá suspensão das aulas para todas as séries. Exceto do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

· O período de TESTES e SIMULADOS obedecerá o seguinte horário :
- Manhã - 6°, 7° e 8°ano:                                       aula normal.
- Manhã - 9°ano e 1° E M:                                     entrada 7:30h e saída 10:30h.
- Manhã - 2° E. M. e 3° E. M.:                                entrada 10:30h e saída 13:30h.
- Tarde - 6°, 7° e 8° ano:                                         aula normal.
- Tarde - 9° ano ao E. M.:                                       entrada 13h e saída 16h.

· O período de PROVAS obedecerá o seguinte horário :
- Manhã - 6°, 7°e 8° ano:                                      entrada 7:30h e saída 10:30h.
- Manhã - 9° ano, 1° E.M., 2° E. M. e 3° E. M.:   entrada 10:30h e saída 13:30h.
- Tarde - 6°, 7°, 8° ano:                                          entrada 13h e saída 16h.
- Tarde - 9° ano ao E.M.:                                       entrada 13h e saída 16h.

O aluno que faltar a alguma avaliação deverá requerer a 2ª chamada no prazo máximo de 72h da realização da mesma, em formulário próprio da Secretaria, encaminhado à Direção, alegando a justifi­cativa pela qual deixou de fazer a prova. Para cada avaliação de 2ª chamada corresponderá uma taxa no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais). Ficam isentos desta taxa, os alunos que apresentarem justificati­va, mediante atestado médico com dispensa na data da prova. Não serão aceitos atestados médicos fora da data da prova. Não haverá 3ª chamada de avaliações.

Somente haverá 2ª chamada dos testes e provas. Não há 2ª chamada de recuperações. Não será possível realização de 2ª chamada sem requerimento.

8. Média, a média escolar é 60 em cada disciplina. Os professores trabalharão com dois tipos de avaliações:  a quantitativa (provas , testes e trabalhos)  e  a  qualitativa (projetos pedagógicos, esta do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino médio ). O teste vale de 0 a 80 (valor menor se tiver trabalho, a critério do professor), e o projeto pedagógico vale de 0,5 a 20; a prova vale de 0 a 100.

Ex: prova 100 + teste 80 ou trabalho + P.P. 20  :  2  =  100

9. Recuperação, obrigatória ao aluno que não alcançar a média 60, a recuperação  será bimestral; Atenção: Não há 2ª chamada de recuperação.

10. Boletim Escolar, entregue ao aluno em data pré-agendada pela direção;

11. Atendimento, caso seja necessário um diálogo restrito com a direção, coordenação ou com os professores, o responsável deverá solicitar uma entrevista agendada por telefone ou pessoalmente na Secretaria. Não será possível um atendimento sem marcação pré agendada na secretaria;

12. Mensalidade, a escola trabalha com duas datas de vencimento: 1ª data: até o dia 05 de cada mês o valor será com desconto; 2ª data: do dia 06 até o dia 10 de cada mês o valor será sem desconto e real da série matriculada e data após o dia 10 de cada mês a mensalidade será sem desconto, valor real e sofrerá acréscimo de multa e mora diária;

13. Progressão Parcial (dependência), os alunos só terão direito a  duas dependências por disciplina, a partir do  6° ano (5ª série), as quais serão realizadas fora do horário normal de aula e será cobrada uma taxa adicional por  cada disciplina;

14. Documentação Escolar, qualquer documentação solicitada à secretaria, deverá ser feita através de requerimento próprio do CEM, obedecendo o prazo para entrega. Não será permitido solicitação de documentos via telefone;

15. Informativo, o CEM dispõe de uma página na internet com o endereço: www.educacaomoderna.com.br , onde são colocadas todas as informações, como: data de testes, provas e suas 2ª chamadas, reuniões de pais entre outros informativos;

16. Regime Disciplinar, tem por objetivo levar o aluno progressivamente à auto-disciplina e a usar sua liberdade com responsabilidade, facilitando, assim, a melhoria do seu rendimento escolar e ao exercício de sua cidadania. São sanções aplicáveis aos alunos:

  • Advertência (oral/escrita) aplicada pela Direção, Coordenação  ou secretaria;
  • Suspensão de, no máximo, 5 (cinco) dias, aplicada pela Direção, Coordenação  ou      secretaria e comunicação ao seu responsável;
  • Transferência, por decisão do Conselho de Classe, exceto no 4º bimestre.

NORMAS PEDAGÓGICAS

As Normas Pedagógicas são meios para assegurar a aprendizagem dos alunos, a convivência no exercício da liberdade, do respeito, da cooperação, da ética, para construção da paz, da justiça e da solidariedade.

A Escola adota as seguintes normas às quais o aluno deve:

1. Participar das atividades de aprendizagem com disciplina e respeito sem interferir com outras ocupações;

2. Receber em igualdade de condições, orientação necessária para realizar suas atividades escolares, bem como, usufruir dos benefícios que a Escola oferece;

3. Respeitar e ser respeitado em sua individualidade, da identidade, dos valores, ideias e crenças;

4. Frequentar, no horário agendado, a biblioteca escolar, os laboratórios e as salas especiais, servindo-se do material didático para aprimorar sua cultura e zelar por eles;

5. Apresentar sugestões relativas ao melhoramento da vida escolar;

6. Participar de atividades culturais, sociais, cívicas, religiosas e desportivas, segundo normas aprovadas pela direção da Escola;

7. Respeitar as normas regimentais e pedagógicas da Escola e cumpri-las;

8. Comparecer, assíduo, pontual e uniformizado a todas as atividades curriculares;

9. Zelar pela conservação do prédio, do mobiliário, dos equipamentos, materiais didáticos, responsabilizando-se pelos danos causados, individualmente ou em grupo;

10. Responsabilizar-se por seus objetos pessoais como: celular ou similar, jóias, dinheiro, máquina fotográfica, filmadora ou similares e outros equipamentos eletrônicos, pois a escola não se responsabiliza pelo desaparecimento deste material ou objetos não pertinentes ao estudo;

11. Cooperar na manutenção da ordem e higiene do ambiente escolar;

12. Ter adequado comportamento social, concorrendo para o bem comum da Comunidade Escolar;

13. Ter postura ética com a direção, professores, funcionários e colegas;

14. Informar aos pais as comunicações da Escola;

15. Comparecer às reuniões acompanhado pelos pais ou responsáveis, quando solicitado;

16. Estar em dia com as contribuições e/ou mensalidades escolares, de acordo com o estabelecido entre a Direção e os pais, ou o próprio aluno, se for o caso;

17. Ausentar-se da Escola, somente com a devida licença da Direção ou seu representante legal;

18. Manter sem rasuras os boletins, trabalhos avaliativos ou outros documentos referentes à sua vida escolar;

19. Não consumir ou induzir o uso de cigarros, bebidas alcoólicas e drogas no ambiente escolar;

20. Não manusear fogos de estampido, artifício ou qualquer outro artefato no ambiente escolar ou próximo a ele;

21. Não divulgar fotos, trabalhos ou outras publicações da escola em meios de comunicação sem consentimento da direção.

MEDIDAS PEDAGÓGICAS

Frente ao não cumprimento das normas acima mencionadas, são tomadas as medidas a seguir:

· Advertência oral ou escrita aplicada pela Direção, Coordenação ou secretaria;

· Notificação pela Direção, Coordenação ou secretaria aos pais ou responsáveis das irregularidades ocorridas;

· Suspensão temporária da frequência às aulas e atividades planejadas, aplicada pela Direção, Coordenação ou secretaria;

· Suspensão e afastamento temporário ou definitivo do ambiente escolar;

· Comunicação aos órgãos competentes quando necessário;

Informamos que estamos à disposição dos senhores responsáveis para qualquer esclarecimento que se fizer necessário. Contamos com a colaboração dos senhores, pois só assim, poderemos continuar com a nossa meta: um ensino de qualidade e com preço acessível a todos.